Domingo, 23 de Novembro de 2014

Departamento de Trânsito

 

Contato 24 HORAS
3499-1679

 



Telefone: 3499-6311
E-mail:
transito@eldorado.rs.gov.br


         O Departamento de Trânsito desenvolve projetos e atividades voltadas para Educação no Trânsito, Fiscalização, Engenharia de Tráfego (sinalização viária), entre outros. A equipe é integrada por 10 agentes de trânsito, cujas tarefas contemplam a coordenação, tarefas operacionais, educação no trânsito e atividades administrativas. O trabalho desenvolvido está em conformidade como Sistema Nacional de Trânsito, instituído pela Lei Federal N° 9.503, de 23 de setembro de 1997.


Serviços:

  •  Patrulhamento nas principais vias da cidade
  •  Apoio a solicitações com o controle de trânsito nas obras realizadas na via
  •  Atendimento a acidentes de danos materiais
  •  Fiscalização da frota de táxi do Município
  •  Blitz em áreas de maior fluxo
  •  Controle de trânsito em frente as escolas
  •  Escoltas de cavalgadas, procissões e manifestos
  •  Projeto de Educação de Trânsito

          É importante destacar que durante a semana, após às 18h, e aos sábados, domingos e feriados os atendimentos de trânsito ficam a cargo da Brigada Militar, por força de convênio. (Fone: 190).


Fiscalização na Estrada do Conde

       O Departamento de Trânsito efetua fiscalização permanente na Estrada do Conde para controlar o tráfego de caminhões, através de um container localizado no n° 1.501.

 

 

 

 

 

Projeto “Trânsito: uma Responsabilidade Social”

          O Município de Eldorado do Sul conta com um trabalho permanente e contínuo voltado para a educação no trânsito. Através do Projeto “Trânsito: uma Responsabilidade Social”, 3800 alunos de 10 Escolas de Ensino Fundamental já foram beneficiados com atividades diversificadas que visam a conscientização das crianças sobre os diversos papéis desempenhados no trânsito, incluindo responsabilidades, direitos e deveres.
          Através desta iniciativa, foi introduzida na grade escolar 1 hora-aula mensal para cada série do Ensino Fundamental, em que são trabalhados temas vivenciados no cotidiano dos educandos, tendo como objetivo formação de valores e atitudes necessárias para um trânsito seguro. O conhecimento é construído através de atividades teórico-práticas, adequadas às características da faixa etária dos alunos.
          O trabalho de sala de aula conta com o apoio didático de uma bibliografia específica, complementada com reflexões, debates, palestras, desenhos, colagens e dramatizações, bem como atividades extra-classe. Dentre estas, destacam-se passeio ciclístico, rústica, caminhada e atividades didático-pedagógicas referentes ao trânsito em parceria com o CEST Móvel- Detran.


Curso de Formação

          Em 2006 o Projeto lançou o curso de Formação de Agente Fiscalizador de Trânsito Mirim. Participam da 1ª Turma 26 alunos que, após 10 encontros, receberão o certificado de Agente Fiscalizador de Trânsito Mirim. Os encontros estão acontecendo aos sábados em escolas da Rede Municipal de Educação. O Projeto é coordenado pela Secretaria de Transportes e Trânsito em parceria com a Secretaria de Educação e tem o apoio do CFC Eldorado do Sul.